Feridas Convencionais

 
 
 
 
 

 
 

Material para Tratamento de Feridas Convencionais

 

TIRITAS

 

Tiritas Descartáveis

 
Características
Adesivo hipoalergénico de cor azul para fácil detenção, sem PVC; não adere à ferida;impermeável à água e à sujidade, transpirável, com uma capa metálica interna para uma eficaz detenção eletromagnética.
 

Tiritas Plastic

 
Características
Tiritas plástico são pensos rápidos em película de polietileno, com adesivo sintético e núcleo com elevada capacidade de absorção; podem ser removidos sem dor; da cor da pele.
 

Dermaplast pensos para Análise

 
Características
Indicado para aplicação rápida após injecções e para pequenos ferimentos; para aplicar em pacientes com pele sensível ou em partes particularmente sensíveis do corpo.
 

Tiritas Sensitivo Elastic

 
Características
Especialmente indicado para o tratamento de pequenas lesões principalmente em articulações e partes cónicas do corpo; para pacientes com pele sensível ou com sensibilidade em certas partes do corpo
 

COMPRESSAS EM TECIDO NÃO TECIDO

 

Medicomp

 
Características
Compressa de gaze com elevada capacidade de absorção, em tecido não tecido branco; isenta de agentes de ligação e agentes branqueadores ápticos. Disposta em caixa dispensadora de forma a facilitar a sua retirada.

Indicações/Utilização - Para o tratamento de feridas em geral, como compressas e esponjas durante intervenções a pacientes externos e internos.
 

COSMOPOR STERIL

 

Pensos pós-operatório

 
Características
Penso auto adesivo que se distingue dos pensos tradicionais pela inovadora combinação dos seus materiais. Ideal para o tratamento de feridas pós-operatórias. O núcleo absorvente é 100% algodão; adere aos contornos do corpo e tem excelentes propriedades absorventes e de proteção. A suave cobertura em tecido não tecido é permeável ao ar e ao vapor de água, não interferindo assim com as funções naturais da pele.

Indicações/Utilização - Para o tratamento de feridas pós-operatórias e cobertura
estéril de pequenas feridas, por ex. em primeiros socorros.
 

APÓSITO IMPREGNADO

 

Grassolind

 
Características
Grassolind neutral é uma compressa neutra de gaze com vaselina, permeável ao ar.
A impregnação consiste em: vaselina, éster de diglicerol de ácidos gordos, monocarboxílicos e dicarboxílicos, e cera.

Indicações/Utilização - Para feridas exsudativas superficiais, abrasões, lacerações, feridas profundas, queimaduras, escaldaduras, queimaduras ácidas, para cobertura de zonas dadoras e recetoras de pele enxertada e em cirurgia plástica e cosmética.

Hydrotul - Características
Hydrotul é uma gaze impregnada de simples utilização que pode ser conjugada com outros pensos e ligaduras

Indicações/Utilização - Todos os tipos de feridas superficiais, desde feridas secas a feridas com exsudado muito elevado, infecta das ou não infectadas.
 

ADESIVO COMUM

 

Omniplast

 
Características
Omniplast é um adesivo cirúrgico hipoalergénico de tecido têxtil com adesivo em cola sintética; permeável ao ar e ao vapor de água; adere de forma segura; pode ser removido sem dor e sem deixar resíduos na pele; fácil de rasgar devido às suas margens em zig-zag, não absorve os raios X; resistente ao tempo e à temperatura.

Indicações/Utilização - Para todo o género de retenção de pensos, para fixar sondas, cânulas, etc. Para pacientes com pele normal
 

ADESIVO DE SEDA SINTÉTICA

 

Omnisilk

 
Características
Omnisilk é um adesivo hipoalergénico de seda artificial branca com cola sintética; boas propriedades de duração e resistência à temperatura; permeável ao ar e ao vapor de água; boa aderência; fácil de rasgar; radiotransparente.

Indicações/Utilização - Para retenção suave de pensos, fixação de sondas, cânulas, cateteres, etc.; para pacientes com pele sensível
 

BANDA ADESIVA EM TECIDO NÃO TECIDO

 

Omnifix

 
Características
Banda autoadesiva hipoalergénica de tecido não tecido com adesivo sintético para fixar pensos; especialmente macia e elástica no sentido da largura; muito permeável ao ar e ao vapor de água; não macera; tem boa aderência; retira-se sem dor e sem deixar marcas; esterilizável; neutra contra os raios X; durável; não altera devido a mudanças de temperatura.

Indicações/Utilização
Fixação e retenção de pensos, cobrindo totalmente as articulações e partes angulares do corpo sem impedir os movimentos; fixação de equipamento, cateteres e cânulas; indicado para pacientes com pele sensível. Disponível em varias medidas
 

LIGADURA DE ALGODÃO (ALMOFADA)

 

Rolta solft

 
Características
Rolta soft é uma ligadura de almofadamento sintética, muito macia, de fibras de poliéster frisadas, não absorventes. Respirável; especialmente macia e bem tolerada pela pele; pouco volumosa; permeável ao ar e ao exsudado; pode ser aplicada sem pregas devido à sua extensibilidade tanto longitudinal como transversal; retira-se com facilidade; pode ser esterilizada e não absorve os raios x.

Indicações/Utilização
Rolta soft como material de proteção sob ligaduras de gessode Paris ou como ligadura de apoio e compressão quando se pretende apenas um enchimento ligeiro; especialmente indicado para pacientes com pele sensível.
 

PELÍCULA TRANSPARENTE

 

Hydrofilm

 
Características
Penso autoadesivo transparente para o tratamento de feridas, que favorece o processo natural de cicatrização criando um ambiente favorável.
O hydrofilm protege a ferida de microrganismos patogénicos, reduzindo assim o risco de infecções secundarias. A película de poliuretano semipermeável facilita a passagem de gases e humidade. Dado que o hydrofilm e completamente transparente, a ferida pode ser inspecionada sem se remover o penso

Indicações/Utilização
O Hydrofilm é particularmente útil como penso de proteção para feridas secas ligeiramente exsudativas não infectadas, por exemplo feridas cirúrgicas após dermo-abrasão cirúrgicas ou enxertos de pele, queimaduras de primeiro grau, abrasões e úlceras de decúbito; também pode ser usado como pensos de proteção contra líquidos e bactérias se cobrir pensos absorventes (ex. Compressas, alginatos de cálcio ou para fixar Cânulas e Cateteres).

Características - Penso adesivo transparente com um núcleo absorvente não aderente à ferida; graças à película extremamente fina e transparente, pode inspecionar-se a ferida e a secreção absorvida pelo núcleo absorvente a qualquer momento; evitam-se mudanças de penso desnecessárias; Hydrofilm Plus protege a ferida de microrganismos patogénicos e é impermeável. Assim o risco de infecções secundárias é reduzido e o paciente pode tomar duche ou banho. A película de poliuretano semipermeável permite a passagem de gases e humidade; a camada adesiva hipoalergénica assegura uma boa aderência, mesmo em partes difíceis do corpo.